CIBERARTE_CIBERCULTURA
ARTES_NO_CIBERESPAÇO

Ótima ferramenta anti-plágio


Ferramenta
ajuda a localizar plágio na Web

22/9/2004 - 11:34 Redação InfoGuerra

Vasculhar a Internet em busca de conteúdos semelhantes ou copiados sem autorização prévia é o objetivo principal do Copyscape. Trata-se de uma ferramenta de busca que pode ser utilizada para acompanhar os caminhos de um conteúdo publicado e descobrir se foi plagiado por algum Web site. O sistema também pode ser usado para localizar citações legítimas de conteúdo online.

Para usar o Copyscape basta acessar seu site (http://www.copyscape.com/) e digitar o endereço da página que contém o conteúdo a ser pesquisado. Depois disso, o sistema de busca se encarrega de localizar na Internet as páginas que apresentam palavras copiadas do texto original. Ainda que parágrafos e orações sejam remanejados e palavras-chaves estejam alteradas com o intuito de burlar um plágio, o sistema os localiza e relaciona.

No resultado, cada página indicada possui uma versão cache, que guarda as informações publicadas mesmo que tenham sido modificadas, e o conteúdo similar é destacado em cores. Dentre as opções oferecidas pelo sistema, está a de mostrar o conteúdo sem os destaques, com o número de palavras copiadas encontradas e um link direto que fornece um "whois" com informações sobre o site detectado. Mas, vale ressaltar que o Copyscape não localiza conteúdos muito recentes. Caso seja necessário pesquisar sobre um texto publicado no dia anterior, por exemplo, provavelmente não haverá resultado.

Para testar o sistema, inserimos na busca uma notícia de InfoGuerra, publicada na semana passada, sob o título Descobertas várias falhas graves no Mozilla. O resultado foram cinco links. Destes, quatro sites citavam a fonte da matéria, mas um site de nome NkrSystem reproduziu integralmente não só este, como outros textos de InfoGuerra, sem citar a origem. Até os erros de digitação mantiveram-se intactos. O site é português e traz o aviso de que sua equipe não se responsabiliza "por erros dactilograficos" (sic). O site será notificado sobre o uso indevido do conteúdo.

Como serviço adicional, para intimidar os plagiadores, um banner do programa pode ser utilizado pelos administradores de Web sites. O alerta, em inglês, diz: “Página protegida por Copyscape. Não copie”. Informações sobre direitos autorais na Internet e como proceder em casos de plágio, conforme a legislação norte-americana, também podem ser encontrados.

O Copyscape usa o Google Web API (Application Program Interface), que possibilita a interação de um programa diretamente com a ferramenta de busca do Google, sem a necessidade de um browser. A tecnologia empregada é gerada pelo Google Alert, um sistema que pode detectar diariamente determinados assuntos na Web, conforme as especificações do assinante, e posteriormente enviar os resultados de busca por e-mail. O serviço possui versão paga e gratuita.

Mas ao contrário do que se possa supor, tanto o Copyscape como o Google Alert pertencem à empresa Indigo Stream Technologies Ltd. e não são afiliados ao mundialmente conhecido sistema de busca Google.

 
Fonte: http://www.infoguerra.com.br